Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Acadêmico > Projetos de extensão e pesquisa
conteúdo

Projetos de extensão e pesquisa

por Jussie publicado 10/06/2020 15h14, última modificação 26/06/2025 20h15

Disseminação e Popularização da Ciência Atuarial

Disseminação e Popularização da Ciência Atuarial (DPCA) é um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que tem por objetivo empoderar à sociedade do conhecimento sobre os princípios atuariais básicos, de forma que tenham maior capacidade lidar com o aleatório, bem como maior conhecimento sobre o funcionamento de atividades em que o atuário atua.

Educação em Previdência Complementar

Educação em Previdência Complementar (EPC) é um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que tem como objetivo educar para disseminar as culturas de proteção previdenciária e de fomento da previdência complementar.

Laboratório de Gerenciamento de Risco (LAGER)

O projeto intitulado “Laboratório de Gerenciamento de Risco (LAGER)” tem por objetivo levar à sociedade conhecimento sobre as práticas de gerenciamento de riscos.   

Sistemas Inteligentes para Gestão de Riscos e Previsão

O projeto de extensão Sistemas Inteligentes para Gestão de Riscos e Previsões é uma iniciativa fundamentada em métodos quantitativos, inteligência artificial, estatística e atuária, com o objetivo de desenvolver um sistema inteligente de apoio à decisão. Voltado para análise e previsão de dados demográficos, como taxas de mortalidade e expectativa de vida, o projeto visa atender às necessidades da sociedade e capacitar profissionais, estudantes e demais interessados no uso de sistemas inteligentes.

Análise estatística e atuarial da capacidade de pagamentos de benefícios em planos de entidades fechadas de previdência complementar no Brasil

Prof. Dr. Luiz Carlos Santos Junior
Projeto de iniciação científica
Objetivo: Analisar estatística e atuarialmente a capacidade de pagamentos dos fundos de pensão brasileiros. 

Projeto contemplado com recursos financeiros por meio da chamada interna de produtividade em pesquisa PROPESQ/PRPG/UFPB nº 03/2020

Gerenciamento de risco para MPES e MEI

Profa. Dra. Anna Paola Fernandes Freire

Projeto contemplado com recursos financeiros por meio da chamada interna de produtividade em pesquisa PROPESQ/PRPG/UFPB nº 03/2020

Conhecendo seus Direitos Trabalhistas e Previdenciários (CDTPREV)

O projeto de extensão Conhecendo seus Direitos Trabalhistas e Previdenciários (CDTPREV) é uma iniciativa acadêmica e social criada para enfrentar um problema significativo da população: o desconhecimento generalizado sobre os direitos trabalhistas e previdenciários. Por meio de minicursos, palestras, oficinas e organização de eventos, o CDTPREV busca preencher essa lacuna, capacitando diversos públicos de forma a exercerem seus direitos de maneira consciente e informada. O objetivo principal do projeto é disseminar o conhecimento sobre a legislação trabalhista e previdenciária de forma acessível e clara.
Divulgação (ou link no título do projeto): https://www.instagram.com/cdtprev/

 

Os reflexos das decisões gerenciais na condição financeira e atuarial dos Regimes Próprios de Previdência Social

Planos de trabalho do projeto:
POLÍTICAS DE INVESTIMENTOS: UMA ANÁLISE DE SUAS AÇÕES PARA MANTER O EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL DO REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL
 
SITUAÇÃO DOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL COM BASE NOS INDICADORES DE SITUAÇÃO PREVIDENCIÁRIA (ISP)
 
ANÁLISE QUALITATIVA DO REFLEXO DAS DECISÕES GERENCIAIS NA CONDIÇÃO FINANCEIRA E ATUARIAL DOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL.
 
Dois bolsistas e um voluntário
 
Descrição:
 
Com base na proposta da pesquisa, esta busca realizar a identificação do impacto das decisões gerenciais sobre o equilíbrio financeiro e atuarial do RPPS, buscando entender melhor as situações nos RPPS’s, tendo em vista que a Agência do Senado Federal (2019) apontou que, em 2017, à exceção dos chamados estados novos — Roraima, Rondônia, Tocantins e Amapá —, os demais operavam com déficit financeiro. Em alguns, o déficit superou os 15% da receita corrente líquida (RCL), como Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Assim, para atender o objetivo do estudo, a metodologia foi classificada com uma abordagem qualitativa-quantitativa e quanto aos meios, como documental.

A pesquisa busca colaborar com a formação do discente através de sua introdução na iniciação científica, tendo em vista que, ao longo do projeto, ele verá, de forma prática e aplicada, a teoria apresentada na sala de aula no que se refere ao equilíbrio financeiro e atuarial dos RPPS’s, entendendo toda a formação dos valores que corroboram para obtenção do equilíbrio, além de identificar os reflexos das decisões dos gestores sobre esses resultados. Ademais, trazer informações mais detalhadas para a sociedade, e principalmente, para os usuários da informação que são os vinculados ao RPPS’s.