Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recebe representante da Université de Poitiers e fortalece cooperação internacional
conteúdo

Notícias

UFPB recebe representante da Université de Poitiers e fortalece cooperação internacional

publicado: 08/09/2025 16h45, última modificação: 08/09/2025 16h45
Parceria amplia perspectivas de mobilidade acadêmica, valorização dos saberes indígenas e novos projetos de pesquisa entre Brasil e França

UFPB recebe representante da Université de Poitiers e fortalece cooperação internacional  Selecione o idioma

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu, no último dia 27 de agosto, a professora Armelle Jacquemot, antropóloga e assessora de Relações Internacionais da Université de Poitiers (França). A visita à reitoria foi conduzida pela Vice-Reitora, Mônica Nóbrega, com a presença do assessor da reitoria, Roberto Germano Costa, do diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento da UFPB (IDEP), Walmir Rufino, e da professora Alba Lígia de Almeida, do Departamento de Ciência da Informação (DCI/UFPB). 

Durante a reunião, foram discutidas oportunidades de mobilidade acadêmica entre as duas instituições, com destaque para possibilidades de financiamento por agências brasileiras de fomento à pesquisa. A visita ocorreu a convite da Reitora Terezinha Domiciano, que, em março deste ano, esteve em Poitiers para formalizar um convênio de cooperação internacional entre as universidades.

No dia 26 de agosto, a professora Armelle também esteve no Campus IV da UFPB (Rio Tinto e Mamanguape) e no Território Indígena Potiguara, onde conheceu o projeto Águas Potiguara. Na ocasião, reuniu-se com estudantes interessados em estudar na França e com docentes do curso de Antropologia. A agenda contou ainda com a participação das professoras Lucilene Bandeira e Alba Lígia (DCI/UFPB) e Alícia Gonçalves (Departamento de Antropologia/CCHLA-UFPB). 

De acordo com a reitoria, a iniciativa amplia o reconhecimento da UFPB no cenário internacional, especialmente nos campos das relações interculturais e da valorização dos saberes indígenas. A visita resultou em novos contatos e perspectivas de projetos futuros, e está relacionada ao objetivo estratégico da UFPB no fortalecimento da cooperação científica e acadêmica.

* * *
Ascom/UFPB, com informações do IDEP
Foto: Marcel Vieira