Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB firma parceria com Ministério da Fazenda para realizar Programa Mulher Cidadã
conteúdo

Notícias

UFPB firma parceria com Ministério da Fazenda para realizar Programa Mulher Cidadã

publicado: 10/09/2025 14h49, última modificação: 10/09/2025 15h01
Por meio de um projeto de extensão, serão capacitadas 100 mulheres em situação de vulnerabilidade

Um acordo de cooperação técnica foi firmado entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Ministério da Fazenda para a realização do Programa Mulher Cidadã – Cidadania Fiscal para Mulheres na UFPB. A parceria foi selada durante um evento que ocorreu na última semana, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), instituição que também assinou o acordo, junto com a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e as federais de Pernambuco (UFPE) e da Bahia (UFBA).

A cerimônia, realizada em Natal-RN, contou com a presença de Fernanda Santiago, presidente do Comitê Gestor do Programa Mulher Cidadã e assessora Especial do Ministro da Fazenda, da governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra e de representantes de outras instituições e órgãos e parceiras do Programa na região. A UFPB foi representada pelas docentes Ana Paula Basso e Werna Karenina Marques (foto abaixo), do Departamento de Ciências Jurídicas/Santa Rita, que vão gerir, na universidade, um projeto de extensão previsto no acordo.

 UFPB firma parceria com Ministério da Fazenda para realizar Programa Mulher Cidadã

As professoras são as proponentes da primeira edição, na UFPB, do projeto “Mulher Cidadã – Cidadania Fiscal para Mulheres”, aprovado no Fluxo Contínuo de Extensão (FLUEX) 2025. Segundo Ana Paula, o projeto tem o intuito de alcançar, nos próximos dois anos – tempo de duração do acordo com o Ministério – 100 mulheres em situação de vulnerabilidade no município de Santa Rita-PB.

Para isso, o projeto mobiliza pelo menos 20 alunas da graduação e mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas. Por meio de capacitação, rodas e conversas e oficinas, a ideia é que as alunas do projeto atuem como multiplicadoras, difundindo informações, a exemplo de auxílios jurídicos para as mulheres.

“A iniciativa busca fortalecer a autonomia feminina, incentivar a formalização de atividades econômicas e promover segurança social para mulheres, microempreendedoras individuais, pequenas produtoras rurais e organizações da sociedade civil”, explicou Ana Paula Basso.

O Ministério da Fazenda, que coordena o Programa idealizado como uma ferramenta de educação fiscal e financeira, vai fornecer os materiais didáticos que serão utilizados na capacitação. Mais informações sobre o projeto de extensão e a parceria com o Ministério da Fazenda na UFPB podem ser obtidas com a docente Ana Paula Basso, pelo e-mail ana.paula.basso@academico.ufpb.br .

* * *
Texto: Milena Dantas
Foto: Arquivo Pessoal/Ana Paula Basso