Notícias
Egresso da UFPB assume diretoria na Secretaria-Geral da Presidência da República
O paraibano Ednaldo Joaquim da Silva Júnior, mais conhecido como Júnior Caroé, egresso do curso de Tecnólogo em Gestão Pública da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), assumiu o cargo de Diretor Nacional de Planejamento e Orçamento Participativo da Secretaria Nacional de Participação Social, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, na última terça-feira (02).
Na nova missão, ele será responsável por desenvolver metodologias para implantação do Orçamento Participativo em todo o país, ampliando os espaços de diálogo e decisão compartilhada entre governo e sociedade civil.
Enquanto aluno da UFPB, Caroé já era atuante na temática, tendo concluído a graduação em 2014 com o trabalho “A contribuição da democracia participativa na construção de outro modelo de gestão pública: a implementação do Orçamento Democrático no Estado da Paraíba (2011-2014)”, orientado pelo professor Maurício Sardá de Faria, do Departamento de Gestão Pública do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). O estudo analisou o impacto do modelo paraibano como ferramenta de democratização da gestão pública e aproximação entre governo e sociedade.
Antes de assumir o novo posto em Brasília, Júnior Caroé coordenava o Orçamento Democrático Estadual da Paraíba (ODE), iniciativa que se consolidou como referência e inspirou programas semelhantes em outros estados, a exemplo de Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Norte e Rondônia.
Em publicação nas redes sociais, Caroé destacou o simbolismo da nova função e agradeceu. “Chegou a hora da nossa Paraíba, também, ajudar a reconstruir o Brasil com povo soberano brasileiro.”, registrou.
Além da graduação pela UFPB, o novo diretor é licenciado em Matemática e tem ampla trajetória no serviço público estadual e municipal, atuando em áreas como participação popular, orçamento público, educação em saúde, políticas públicas e direitos humanos.
Texto: Elidiane Poquiviqui
Foto: Rede social de Júnior Caroé