Você está aqui: Página Inicial > Contents > Por dentro da Gestão > UFPB recebe visita institucional de professor da Universidade Kwansei Gakuin, de Osaka, no Japão
conteúdo

Notícias

UFPB recebe visita institucional de professor da Universidade Kwansei Gakuin, de Osaka, no Japão

publicado: 19/08/2025 18h25, última modificação: 19/08/2025 18h25
Reitora em exercício Mônica Nóbrega recepcionou o visitante

UFPB recebe visita institucional de professor da Universidade Kwansei Gakuin, de Osaka, no Japão

Na manhã desta terça-feira (19), a reitora em exercício da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mônica Nóbrega, recebeu a visita institucional do professor Kazuhiro Matsumoto, da Universidade Kwansei Gakuin (Osaka, Japão). O encontro foi motivado pela parceria entre o professor e o grupo de pesquisa Conexões Jurídico Históricas e Processuais (CONEXJURIS), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ) da UFPB, para desenvolvimento de projeto de pesquisa coletivo.

Além da reitora em exercício, estiveram presentes no momento de acolhida a Chefe do Gabinete da Reitoria, Maria José de Figueiredo, a Presidente da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI), Ana Berenice Peres Martorelli, a Diretora de Relações Interinstitucionais da ACI, Ana Paula Basso, a Diretora de mobilidade Acadêmica da ACI, Ruth Marcela Bown Cuello, a Diretora de Divulgação e ações acadêmicas da ACI, Ana Carolina Vieira Bastos, o líder do Conexjuris, José Ernesto Pimentel, e os professores do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) Werna Karenina de Sousa e Julian Nogueira de Queiroz.

A Reitora em Exercício deu as boas vindas ao professor Matsumoto, expressando o desejo de que este seja o primeiro passo de uma parceria duradoura. “Para a UFPB, é motivo de grande orgulho poder integrar e apoiar uma pesquisa de tal envergadura, conduzida por renomados professores do Brasil e do Japão. Acreditamos que este é um passo fundamental para aproximar nossas instituições e ampliar as possibilidades de cooperação científica entre os dois países”, disse a gestora.

O professor Kazuhiro Matsumoto, por sua vez, destacou sua impressão positiva quanto à estrutura e à recepção recebida na universidade.

“É impressionante, de uma forma positiva, como fui bem recebido aqui. E espero que a minha visita contribua com um passo a mais para a construção de uma conexão entre Brasil e Japão”, afirmou o professor.

Especialista em Direito Britânico, o professor Matsumoto desenvolverá, junto ao grupo CONEXJURIS, o projeto de pesquisa coletiva intitulado “Um Estudo Jurídico Comparativo sobre a Importância e o Alcance do Pedido de Remoção de Interferência Baseado em Reivindicações”.

“Temos desenvolvido uma pesquisa sobre os Estados Unidos e o Commom Low, e temos uma equipe que trabalha com essa parte. O professor Matsuomto é especialista em direito britanico, trabalhando com colegas especialistas em direito romano, no Japão, e ele tem um aporte muito importante fundamental para compreender o direito britânico”, disse o líder do Conexjuris, José Ernesto Pimentel.

Além do professor José Ernesto, participam da pesquisa conjunta os professores Felipe Negreiros, que também é líder do Conexjuris, Werna Marques, Rinaldo Mozalas, Rômulo Palitot e Arnaldo Sobrinho.

A programação do professor Matsumoto na Paraíba segue até o dia 22 de agosto e inclui visitas ao PPGCJ, ao Tribunal de Justiça da Paraíba e ao prédio histórico da Faculdade de Direito da UFPB. O professor participará ainda de um intercâmbio cultural sobre segurança pública no Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba, onde abordará o método Koban de policiamento comunitário. Também estão previstas uma visita ao CCJ, no município de Santa Rita, e uma conferência (keynote) na Justiça Federal da Paraíba, destinada exclusivamente a pesquisadores especializados, na qual será promovido um diálogo entre as culturas jurídicas da Inglaterra e do Japão.

* * *
Texto e fotos: Elidiane Poquiviqui