Antecedentes
Criado em fins de 1962, o Departamento Cultural foi implementado no início do ano seguinte, ligado diretamente à Reitoria, com dois grandes objetivos: estímulo à produção cultural e assistência aos estudantes universitários de baixa renda. Otacílio Queiroz foi seu primeiro diretor, em 1963, sendo substituído por José Rafael de Menezes, em 1964, por ato do reitor Guilardo Martins.
Em 1974, esse Departamento foi desativado, dando origem à Coordenação de Extensão Cultural - COEX, que contava com as Divisões de Artes Plásticas (Galeria de Arte Pedro Américo e Setor de Artesanato), de Cultura Musical (Coral Universitário), de Serviços Comunitários, integrando a estrutura da Pró-Reitoria para Assuntos Didáticos; e a assistência estudantil passou a ser a Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis. Em 1976, estas áreas juntaram-se na Pró-Reitoria para Assuntos Comunitários - PRAC.
Em 2019, por meio da Resolução nº 25/2019 do Conselho Universitário, a então Pró-Reitoria para Assuntos Comunitários - PRAC teve sua nomenclatura alterada para Pró-Reitoria de Extensão - PROEX. Considerando ainda, a Resolução Nº 07/2018 do Conselho Nacional de Educação que estabelece as diretrizes nacionais da extensão universitária. Tendo as competências concernentes à assistência comunitária no contexto universitário migradas para a Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante - PRAPE.
Criação dos Núcleos de Extensão
- NARF - Núcleo de Artesanato Rural Feminino - 1956
- NAC - Núcleo de Arte Contemporânea - 1980
- NUPPO - Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular - 1980
- NTU - Núcleo de Teatro Universitário - 1982
- NUDOC - Núcleo de Documentação Cinematográfica - 1982
- NIETI - Núcleo Integrado de Estudos da Terceira Idade - 1994
- NEUD - Núcleo de Estudos e Ações em Urgências e Desastres - 2004
- NUPLAR - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular - 2014
* Alguns núcleos começaram a funcionar anos antes da institucionalização pelo CONSUNI.