Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PROEX > PROEX divulga o Edital do Programa UFPB No Seu Município - Ano 2024

PROEX divulga o Edital do Programa UFPB No Seu Município - Ano 2024

publicado: 19/04/2024 14h16, última modificação: 19/04/2024 14h26

A Pró-reitoria de Extensão (Proex), por meio da Coordenação de Programas de Ação Comunitária (Copac), torna público o Edital do Programa UFPB No Seu Município - Ano 2024

As inscrições ocorrem do dia 22 de abril ao dia 10 de maio de 2024 pelo SIGAA. São até 130 (cento e trinta) bolsas com vigência de 7 (sete) meses de (junho a dezembro).

O Programa tem por objetivo a interiorização da Extensão Universitária por meio da identificação da realidade socioeconômica, cultural e ambiental dos municípios paraibanos. O objetivo da ação como um todo é contribuir com o fortalecimento de políticas públicas e promover o desenvolvimento sustentável, com vistas ao empoderamento das suas comunidades para a melhoria da qualidade de vida.

Por se tratar de um edital que promove a interiorização, a atuação das ações de extensão do Programa UFPB no seu Município dar-se-á por meio da interação entre a Universidade e as comunidades e grupos sociais dos municípios paraibanos com população inferior a 150.000 habitantes.

O Programa é mantido com recursos próprios da Universidade, previstos no seu orçamento, e tem o propósito de contribuir para a formação acadêmica e cidadã dos discentes dos cursos de graduação presenciais e a distância, a partir da experiência em ações de extensão universitária, seguindo os procedimentos e requisitos dispostos no presente Edital.

Como forma de delinear a realização das ações de extensão no Programa UFPB no seu Município, os proponentes deverão optar por um dos seguintes Eixos Temáticos:

Eixo   Temático I - Cultura   e   Desenvolvimento   Regional;

Eixo  Temático II - Ciência,  Tecnologia  e  Inovação  para  o Desenvolvimento  Regional Sustentável;

Eixo  Temático III - Internacionalização  para  o  Desenvolvimento  Regional;

Eixo  Temático  IV - Desenvolvimento  regional  sustentável – meio  ambiente,  saneamento integrado e acesso à água;

Eixo  Temático  V - Geração  de  Trabalho  e  Renda  por  meio  do  Apoio  e  Fortalecimento  de Empreendimentos Econômicos Solidários;

CONFIRA AQUI