Saberes em Roda

Projeto de extensão do CCTA usa as redes sociais para falar de cultura popular brasileira
publicado: 18/03/2022 16h42, última modificação: 18/03/2022 18h34

Iniciativa para difusão do Coco de roda, Ciranda, Cavalo Marinho e outras danças tradicionais da Paraíba nas redes sociais

Mesmo com a grande diversidade nacional de práticas musicais populares e tradicionais, muitas das quais reconhecidas mundialmente, o ensino formal de música no Brasil é majoritariamente voltado à música de concerto europeia. Para oferecer outra perspectiva aos estudantes da graduação em Música, a professora Nina Graeff, docente de música na Universidade Federal da Paraíba, criou o projeto de extensão Saberes em Roda.

O projeto atua para que os saberes tradicionais sejam parte do conhecimento proporcionado pelo ensino superior, bem como divulgar as tradições musicais paraibanas a partir da perspectiva das pessoas envolvidas com as práticas culturais.  Vinculada ao Departamento de Música (DEMUS/CCTA/UFPB), a ação é realizada em parceria com a Universidad del Valle Cali (Colômbia) e com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Como as demais ações de extensão, o projeto Saberes em Roda teve suas atividades presenciais suspensas em decorrência da pandemia de COVID 19. A forma mais segura de continuar com a ação foi realizar atividades remotas através de uma série de transmissões ao vivo pelas redes sociais abordando a diversidade cultural da Paraíba, apresentando também osciclos festivos tradicionais (junino, natalino e carnavalesco). Boi de Reis de Solânea - PB, dança e ensinamentos do mestre para aprendizes. Imagem: foto de arquivo pessoal cedida pela equipe.

“Em 2020 e 2021 produzimos sete ‘lives’ com nove grupos de coco de roda, ciranda e mazurca da Paraíba, através do nosso canal no Youtube, além de quatro vídeos de aulas remotas com mestras e mestres do Coco de Roda, ciranda e cavalo marinho”, conta a coordenadora da ação, Nina Graeff.

As atividades da ação buscam mostrar as expressões culturais e, para tanto, os integrantes dos grupos, mestres e brincantes, são entrevistados para poder contar sobre as experiências da Ciranda, do Cavalo Marinho e de outras expressões culturais.

Importância para a comunidade

Todo o material produzido é divulgado nas redes sociais da ação, tanto no Instagram quanto no Youtube  para contribuir na visibilidade da cultura popular. Mesmo que os vídeos e postagens não substituam de forma alguma a experiência vivenciada presencialmente, tais conteúdos são importantes como registro das tradições.

Para a coordenadora da ação, a disponibilidade pública de mídias protagonizadas por mestres da cultura popular é um dos passos fundamentais para reacender a música regional tradicional paraibana, assim como criar novas metodologias no campo da música, que está a décadas baseada em estudos europeus.

Conteúdos publicados pela equipe no perfil @saberesemroda_ufpb. Imagem: captura de tela.Marina Galdino, discente de música e bolsista do projeto, conta que a ação, de forma primordial, proporcionou a oportunidade de, ao ter contato direto com a comunidade, documentar falas e conhecimentos que apenas na sala de aula não seriam adquiridos.

“Os Saberes de Roda'' tem como uma de suas ações as elaborações de lives e nessas gravações nós deixamos documentado diálogos cheios de conhecimento que, infelizmente, não encontramos em livros”, explica a estudante. Marina acrescenta que a documentação das falas de mestres e mestras da cultura paraibana é importante para manter as raízes culturais vivas.

O projeto já conta com um acervo de aulas remotas, documentários e diálogos entre o meio acadêmico e os mestres e mestras   no seu canal no Youtube, acesse para saber mais.

Reportagem de Liryel Araújo (voluntária PROEX 2021 - 2022), editada por Comunicação PROEX.