Projeto ALFA

Extensão do CE oferece assessoria psicopedagógica sobre alfabetização. Novas vagas serão abertas dia 30 de junho.
publicado: 24/06/2021 17h37, última modificação: 25/06/2021 17h04
Exibir carrossel de imagens Criança em atividade didática de alfabetização. Imagem cedida pela coordenação do projeto Alfa.

Extensão do CE realiza assessoria psicopedagógica para pais sobre alfabetização. O projeto abre vagas para novos assessorandos dia 30 de junho.

Após o fechamento das escolas, os pais e mães de meninos e meninas em período de alfabetização se viram com um desafio: garantir que a criança aprenda a ler e escrever em casa, através de aulas online. Quando se deparou com o problema, a professora Emille Dias, que atuava como psicopedagoga, começou a oferecer assessoria pedagógica gratuita para esses pais. Ao começar a atuar no Departamento de Psicopedagogia do Centro de Educação da UFPB, Emille decidiu transformar o projeto pessoal em extensão universitária.

No projeto, são atendidas 26 mães que, ao todo, são responsáveis por 27 crianças entre quatro e seis anos de idade. A assessoria é oferecida de forma remota, através de aulas ao vivo ou gravadas. As mães recebem os materiais, participam de mini aulas sobre alfabetização, recebem questionários, planejamento de atividades semanais, tarefas para realizar com as crianças e dicas de exercícios.

"Não estamos estimulando apenas habilidades que são essenciais para o processo de alfabetização, estamos reforçando o afeto entre pais e filhos numa aprendizagem significativa!", afirma a coordenadora.

Segundo Emille, os pais chegam até o projeto querendo ajudar os filhos, mas sem saber por onde começar. Eles buscam ajuda para saber qual atividade realizar, o que é importante para as crianças nessa faixa etária e o que esperar dos filhos neste momento.

Segundo Relatório do Banco Mundial, o fechamento de escolas na América Latina e  Caribe durante a pandemia pode ter feito 120 milhões de crianças perderem ou correrem o risco de não concluir o ano letivo.  A pobreza de aprendizagem aumentou em 11%, tornando crianças incapazes de ler ou entender um texto simples.

Experiência de mães e extensionistas no Projeto ALFA

Cristiane Rodrigues é mãe de Daniel, de cinco anos. Ele é aluno do ensino público, que por causa dos decretos restringindo o funcionamento das escolas, está sem aula presencial desde o início da pandemia e tem apenas aulas online. Mãe e criança estão sendo assessoradas há um mês pela equipe do Projeto ALFA.

A mãe de Daniel conta que conseguiram estabelecer uma rotina de estudos e fazem as atividades propostas pelo projeto todos os dias, através de uma planejamento semanal. Ela relata a grande evolução do filho após os exercícios e o assessoramento:

“Meu filho tem evoluído muito, está reconhecendo sons e associando as letras. Reconhece as letras que já trabalhamos em qualquer lugar que veja e melhorou um pouco no quesito ansiedade, mesmo não sendo o foco do projeto", conta Cristiane.

Para a extensionista do projeto e aluna de psicopedagogia, Analice Albuquerque, o ALFA foi sua primeira experiência na área da educação. Ela conta que amadureceu seu interesse sobre a alfabetização durante o curso e, com a pandemia, enxergou crianças do seu cotidiano muito prejudicadas em relação ao desenvolvimento da leitura e escrita. Ela tentou compreender melhor o fenômeno e os processos em torno do tema e participar do ALFA contribuiu para o aprendizado.

Criança em atividade didática de alfabetização. Imagem cedida pela coordenação do projeto Alfa (2021).Na extensão, a estudante desenvolve assessorias, contribui na produção de atividades e cria conteúdo para as redes sociais do projeto. Ela afirma que a parte mais importante do projeto é poder estar em contato com a comunidade, entender a singularidade de cada caso e, principalmente, desenvolver o serviço se baseando na ciência.

Quando questionada sobre qual aprendizado vai levar com ela, a estudante responde: “Aprendi como a construção de um ambiente facilitador por meio de pais, responsáveis e profissionais da área da educação pode resultar em um processo mais leve de aprendizado. O montante do trabalho em conjunto, analisar a evolução e esta construção de um ambiente agradável é de suma importância”.

Para participar do ALFA é necessário preencher um formulário disponível nas redes sociais do projeto no período de inscrição, que será analisado pela equipe. As inscrições para a assessoria pedagógica para pais sobre alfabetização serão abertas dia 30 de Junho e para não perder a data basta acompanhar o perfil oficial do projeto no Instagram.

Instagram do projeto ►www.instagram.com/projetoalfaufpb/

Reportagem de Grace Vasconcelos (bolsista PROEX 2021), editada por Comunicação PROEX.