Núcleo de Documentação Cinematográfica
Núcleo de Documentação Cinematográfica (NUDOC) é um órgão suplementar vinculado à Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal da Paraíba e tem como característica guardar a memória cinematográfica e videográfica de cineastas e videomakers que estabeleceram relações de produtividade audiovisual no âmbito da UFPB ou em suas parcerias institucionais.
A partir da VIII Jornada de Cinema, ocorrida em João Pessoa em 1979, foram discutidas diversas maneiras de implantação no Estado de um organismo de fomento à cultura cinematográfica e o segmento da Universidade estabeleceu as bases de seu funcionamento um ano após.
No Núcleo foram estabelecidas as bases da renovação e retomada do cinema paraibano, em parceria com o então Departamento de Artes e Comunicação - DAC, e parceiros que através de cooperação com a Associação Varan-Paris
implementaram um forte programa de capacitação de quadros técnicos.
Com seus quarenta anos de existência manteve uma regular existência a partir desse vínculo com a pedagogia do campo cinematográfico e audiovisual. Em tempos recentes, funcionou como espaço de incubação do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPB, além de que no Núcleo funcionou um elo muito efetivo com as atividades de formação em nível de extensão para expandir o raio de atuação do Núcleo para além dos muros da Universidade.
Funciona no mesmo prédio administrativo da TVUFPB e Editora UFPB, mantendo vínculos de longa duração com entidades de fomento da preservação da memória cinematográfica, tendo consituido acervo próprio de matrizes variáveis.
É referência na guarda da memória e atualmente a extensão de seus conteúdos está sendo feita por processo de digitalização difusão de obras realizadas a partir das relações internas e externas de cooperação nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.
Conteúdo elaborado pela equipe do NUDOC