Notícias
UFPB É CONTEMPLADA NO EDITAL MAIS CULTURA NAS UNIVERSIDADES
Na última sexta-feira (10) o Ministério da Educação/Ministério da Cultura divulgou o resultado final do edital Mais Cultura nas Universidades. A Universidade Federal da Paraíba foi uma das 18 universidades contempladas nesse edital que teve inscrição de 98 instituições de todo o país.
Da esquerda para direita: Antônio Gualberto (Coordenador da COEX) e Alberto Cabral (Técnico da COEX).
Em 2014, uma comissão foi criada para discutir planos para criação de um projeto que abrangesse as atividades culturais desenvolvidas na UFPB. Realizaram-se inúmeras discussões para delimitar como este projeto deveria ser elaborado e qual a verba a ser solicitada ao ministério. Participaram de sua elaboração final, Antônio Gualberto, coordenador da Coordenação de Extensão Cultural, Alberto Cabral, gerente de extensão do Programa CT Empreendedor e o professor/diretor de teatro, Carlos Cartaxo.
Em entrevista, Antônio Gualberto tratou de um dos aspectos mais importantes de ter a UFPB como uma das universidades selecionadas: “A UFPB terá uma quantia significativa para investir nos programas de arte e cultura. Então, finalmente nós vamos poder pensar e executar um programa planejado e estruturante, que fortalecerá uma área tão importante da nossa Universidade.”
Carlos Cartaxo, professor/diretor de teatro
Alberto Cabral também destacou a contribuição que o projeto irá trazer para a UFPB: “Quando você imagina que a universidade está prestes a completar 60 anos, essa é uma contribuição interessante na direção da economia criativa, que pode inclusive ser o desenvolvimento de um novo eixo econômico para o estado da Paraíba”.
O Mais Cultura nas Universidades é uma ação da parceria dos Ministérios da Educação e Cultura que tem como objetivo apoiar projetos das instituições e universidades federais do Brasil, destinados à inovação e difusão artística/cultural. A UFPB foi a 4ª universidade do nordeste a ser contemplada e receberá a quantia equivalente a 1.125.000 (um milhão e 125 mil), destinada unicamente a atividades de caráter cultural, artístico e educacional definidos no edital.