Notícias
Do NAC para a vida
A manhã da última quinta-feira (27/09) foi especial e simbólica para os interessados em arte contemporânea, em João Pessoa, na Paraíba. Especial porque ocorreu a 2ª Edição do Projeto Mostre Seu Talento. E simbólica pelo fato de o evento ter acontecido no Núcleo de Arte Contemporânea (NAC), que completou 40 anos de existência no dia 18 de setembro de 2018. O NAC é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Federal da Paraíba (PRAC/UFPB).
O evento ocorreu em parceria com a Escola Estadual Maria do Carmo de Miranda que levou 40 alunos do 1º e do 2º ano para participarem da programação do projeto de extensão universitária Mostre Seu Talento. A ação consiste em dar visibilidade as produções artísticas e culturais realizadas por discentes, docentes e técnicos administrativos da instituição. Em um primeiro momento, os estudantes foram apresentados à história do casarão palacete, a sede do NAC, na rua das Trincheiras, pelo coordenador do Núcleo, Valdir Santos e pela bolsista Larissa Vasconcelos.
Após a apresentação, iniciaram as atividades com os oficineiros. A turma foi dividida. Um parte participou da oficina de Fotografia Fixa Básica, ministrada pelo fotógrafo e graduando em comunicação em Mídias Digitais da UFPB, Yebá Ngoamãn. A oficina teve como objetivo a abordagem de técnicas fotográficas. A outra parte atuou junto a oficina de Stêncil, lecionada pelo mestre e graduado em Comunicação na UFPB, Eddie Frevo.
O estudante Yebá Ngoamãn ministra oficina de fotografia no projeto Mostre seu Talento. Foto: Fábio Hermano |
Para Frevo, ministrar uma oficina no contexto dos 40 anos do NAC foi uma espécie de retorno ao que aprendeu nesse espaço. “Participei de duas oficinas quando era estudante, a de Grafite e a de Tipografia, em 2010. É de suma importância dividir experiências com os estudantes que podem descobrir as mais diversas formas de fazer arte. A oficina teve como objetivo desenvolver algumas habilidades simples de desenho, pensar outras formas de leituras e reprodução de imagens”, afirmou.
Por último, os alunos foram convidados a conferir os talentos do grupo Artesanato Furioso, que tem desenvolvido concertos envolvendo música experimental. O grupo é formado por docentes e discentes da graduação e pós-graduação em música da UFPB. A primeira performance foi a denominada “Mergulho no Abismo dos Cristais”, do professor Valério Fiel da Costa. A segunda foi a Whypatterns, que consiste em peças de música experimental e também estudos e sons de improvisação livre com o uso de sons eletrônicos de guitarra e de baixo. A última foi a “Políticos from Fell", do estudante Vitor Çó, que objetiva transformar a fala ou um discurso de um político em um som ruidoso. “A performance é uma obra aberta que sai da partitura tradicional e que não é possível classificar”, explicou o estudante.
Grupo Artesanato Furioso se apresenta nas dependências do NAC da UFPB. Foto: Fábio Hermano |
Para a coordenadora do projeto, Bárbara Duarte, o dia foi especial para o NAC, pois, mesmo com a reforma inacabada, retoma sua matriz principal de ensino e formação artística com o público de jovens estudantes de escolas da região. “Apesar de todas as dificuldades encontradas para a realização dessa produção, o que fortalece o trabalho é saber da contribuição realizada para Extensão Universitária, tanto no empenho, aprendizado e participação dos bolsistas, quanto pelo retorno para os participantes, jovens que tiveram o seu contato mais prático com o fazer artístico pela primeira vez, que enviaram mensagens agradecendo o dia prazeroso e a produção artística desenvolvidas em suas casas e na escola com o material produzido no NAC. Reforçaram pra nós com suas palavras: Do NAC para vida”, disse.
O evento contou com a presença do pró-reitor de extensão e assuntos comunitários Orlando Villar e do coordenador de extensão, Antônio Gualberto. As oficinas tiveram carga horária de quatro horas e o estudantes receberam um certificado de participação.