Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PROEX > MINC e MCTI Divulgam o Edital de Chamada Pública para o Programa Infraestrutura e Pesquisa de Acervos 2024

publicado: 18/07/2024 12h34, última modificação: 18/07/2024 12h42

O Ministério da Cultura e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação lançaram o Edital de Chamada Pública para o programa Infraestrutura e Pesquisa de Acervos 2024, com um aporte financeiro total de R$ 250 milhões. O objetivo é apoiar a conservação, divulgação, pesquisa e restauração de acervos de grande valor científico, histórico e cultural para o Brasil.

O anúncio ocorreu em 11 de julho no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda (PE), com a participação das ministras Margareth Menezes (MinC) e Luciana Santos (MCTI), além da presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), Fernanda Castro. As propostas podem ser enviadas até 23 de agosto de 2024.

A chamada pública se destina a Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), tanto públicas quanto privadas, órgãos públicos ligados a ministérios, secretarias de estado, municípios ou Distrito Federal, além de organizações sociais vinculadas ao MCTI. Museus registrados no Cadastro Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) também podem participar do edital. A parceria entre o MinC e o MCTI visa fortalecer a Política Nacional de Museus, ampliando o reconhecimento do Cadastro Nacional de Museus e da plataforma Brasiliana Museus entre os cientistas brasileiros.

A Pró-Reitoria de Extensão destaca, ainda, a possibilidade de as coordenações dos Núcleos e Muséus atuarem como idealizadores de propostas para concorrer ao Edital, destinado, como mencionado acima, a apoiar a preservação, divulgação, pesquisa e restauração de acervos científicos, históricos e culturais de alto valor para o país.

Por fim, destacamos que o edital Identidade Brasil, Recuperação e Preservação de Acervo de 2024 integra o programa Finep Identidade Brasil, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), alinhando-se com as diretrizes da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2023-2030.

Clique Aqui para acessar o site da FINEP;

Clique Aqui para acessar o site do MinC;

Clique Aqui para acessar o Edital da Chamada Pública.